quarta-feira, 21 de novembro de 2012

PROJETO: "UMA VIAGEM PELO MUNDO MÁGICO DA LEITURA" - 1º ANO

PROJETO: UMA VIAGEM PELO MUNDO MÁGICO DA LEITURA
2º semestre - 2012 
1º ano
Profª Lucia
JUSTIFICATIVA
      Sabe-se que a leitura e a escrita têm na educação uma função social, enfatizada na comunicação entre as pessoas, e ambas devem ser adquiridas desde cedo e praticadas de várias formas. Sendo assim, é importante que a criança tenha acesso a diferentes tipos de textos, onde ela construirá sua aprendizagem. Até mesmo, as crianças não alfabetizadas podem usufruir desta proposta, pois, inicialmente com a leitura de imagens, observação da direção de escrita estarão desenvolvendo habilidades na oralidade, interpretação e assim se apropriarão dos componentes para a aprendizagem da leitura e escrita.
Diante da perspectiva de que a leitura é fundamental, e que a escola possui um papel importante nesse processo do hábito da leitura nas crianças, considera-se importante a realização do presente projeto: “Uma viagem pelo mundo mágico da Leitura”, que será desenvolvido através da leitura de diversas histórias infantis.
O projeto está sendo desenvolvido durante o 2º semestre com a turma do 1º ano, tendo como objetivo geral estimular a leitura entre as crianças através da contação de histórias, onde a partir das histórias contadas pela professora, os alunos desenvolverão a imaginação, criatividade, interpretação de imagens e textos, oralidade, escrita e principalmente serão estimulados a prática prazerosa da leitura.
Através da contação de histórias, o aluno entra em um mundo de magia, brincando com palavras, expressando seus sentimentos, deixando por alguns instantes de ser ele mesmo, para entrar no mundo das personagens, desenvolvendo assim o prazer pela leitura.

OBJETIVO GERAL
·   Estimular a leitura entre as crianças através da contação de histórias, onde a partir das histórias contadas pela professora, os alunos desenvolverão a imaginação, criatividade, interpretação de imagens e textos, oralidade, escrita e principalmente o gosto pela leitura.

Objetivos específicos:
·         Provocar a curiosidade e consequentemente, o gosto e o hábito pela leitura.
·         Desenvolver a linguagem oral;
·         Ler, ainda que de forma não convencional;
·         Fazer com que eles percebam que são capazes de contar, interpretar e reescrever o que foi lido e trabalhado.
·         Descrever cenários e personagens;
·         Incentivar o trabalho em equipe.
·         Identificar títulos de histórias conhecidas;
·   Identificar personagens das histórias contadas, marcas temporais presentes, letras e palavras conhecidas presentes nos títulos das histórias e nomes de personagens.
·    Sistematizar situações-problema, a partir de contos, para as crianças refletirem criando alternativas de acordo com seus pensamentos;
·         Identificar soluções de conflitos presentes nos contos;
·         Buscar no mundo da fantasia possíveis soluções para os problemas de seu mundo real.
·         Desenvolver o senso crítico e a criatividade.
·         Expressar-se por meio de desenhos, pinturas e colagens;
·         Produzir textos, tendo o professor como “escriba” ajustando o falado ao escrito, refletindo sobre o sistema de escrita alfabético, adequando o aluno a norma culta.

CONTEÚDOS
·       Conversas formais e informais.
·       Estratégias de leitura.
·       Unidades fonológicas e apropriação da base alfabética.
·     Registro de quantidades, situações-problemas envolvendo adição e subtração, gráficos e tabelas simples.
·   Comparação de características e comportamentos entre os seres humanos envolvendo condições do ambiente.

HISTÓRIAS:
·         Rapunzel.
·         Chapeuzinho Vermelho.
·         Branca de Neve e os sete anões.
·         Os três porquinhos.
·         João e o Pé de feijão.
·         Pinóquio.
·         João e Maria. 
·         Alice no país das maravilhas.


AVALIAÇÃO
A avaliação é um processo formativo e contínuo.
É imprescindível enxergar com novos olhos o universo mágico e encantador dos livros em sala de aula e, consequentemente, entendendo-se aí toda a prática cotidiana do aluno.
A avaliação dos alunos durante o Projeto acontecerá mediante observação de alguns aspectos: interatividade, participação compartilhada, trabalho em equipe e o desenvolvimento dos alunos em relação aos avanços do uso da linguagem oral e escrita.
Em situações de leitura, espera-se que o aluno seja capaz de ler, com ajuda, contos, identificando e interpretando as informações do texto. Reconhecer elementos próprios à organização dos textos, suportes e a correspondência com imagem.
Observar o desenvolvimento dos alunos em todas as atividades propostas de acordo com os objetivos.

  
RESULTADOS

O Projeto “Uma viagem pelo mundo mágico da leitura” que está sendo desenvolvido com o 1º ano do Núcleo Educacional São Bernardo do Campo, já está dando bons resultados.
       Os educandos com idades entre 6 e 7 anos, estão vivenciando o mundo mágico da leitura, através do contato com livros de literatura infantil, as histórias clássicas (Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve, os 3 porquinhos...) além de terem a oportunidade de manusear outros materiais escritos que circulam na sociedade, exemplo as revistas, jornais, folders de supermercados, entre outros. Essas atividades de leitura acontecem em sala de aula, em casa e também na biblioteca da escola “Ruth Rocha”. Toda 6ª feira, os educandos levam para casa um livrinho escolhido por eles juntamente com o caderno de leitura, no qual registram o título do livro, autor (a), personagens, e ilustram a história lida com auxílio da família, na 2ª feira eles devolvem o caderno e o livro. A parceria da família é visível, o que com certeza tende a contribuir muito para o sucesso educacional destas crianças.
      Sabe-se que mesmo não sabendo ler convencionalmente, o contato com diversos registros escritos, possibilitará a aprendizagem significativa da leitura e escrita, fazendo com que os alunos através de suas hipóteses, possam ampliá-las e assim, desenvolver o gosto e o hábito desta prática fundamental para a formação de leitores e escritores ativos na sociedade.
       Como já citado acima, os alunos estão vivenciando a leitura com diversos gêneros e suportes textuais. Segue abaixo algumas imagens da leitura de Revistas Recreio na Biblioteca “Ruth Rocha” na nossa escola.


   
   


SEMANA DA LEITURA - APRESENTAÇÃO DA HISTÓRIA COLETIVA "O CASAMENTO DE BRANCA DE NEVE"

22 à 26 de outubro de 2012

A Leitura é um dos objetivos básicos do Ensino Fundamental I. Como é nessa fase que o hábito é sistematizado e desenvolvido, uma forma de torná-lo mais atrativo para os alunos pode ser a aplicação de atividades criativas. "Isso é mais prazeroso para a criança, que fica com vontade de participar e se sente mais estimulada. E, quanto mais diversificadas forem as atividades, maior a chance de se atender aos diversos interesses", defende Rosa Ignarro Elias, coordenadora pedagógica do 3º ao 5º ano do Colégio Sion, de São Paulo.
Na mesma linha, a Professora Cleide Aparecida Vilarinho Takaasi acredita que "os alunos necessitam de atividades criativas e interessantes, que despertem em cada um deles a curiosidade e o interesse em aprender a partir da leitura".

REFERÊNCIA:
Guia Prático para Professores do Ensino Fundamental I. GUEDES, Denize. Leitura Criativa. p. 6-7. Julho 2010. Ano 7. Nº 76.


HISTÓRIA COLETIVA - O CASAMENTO DE BRANCA DE NEVE
1º ANO

OBJETIVOS:
·   Proporcionar aos alunos a possibilidade de ouvir, sentir emoções e viver a fantasia por meio da literatura infantil;
·  Aproximar as crianças dos personagens e suas características físicas, psicológicas e sociológicas.
·   Estimular a oralidade, leitura, escrita, imaginação e criatividade através da produção de uma história coletiva unindo as histórias da Chapeuzinho Vermelho e Branca de Neve.

O CASAMENTO DE BRANCA DE NEVE

         ERA UMA VEZ SETE ANÕEZINHOS: MESTRE, ZANGADO, DENGOSO, FELIZ, SONECA, DUNGA E ATCHIM QUE MORAVAM NUM CASTELO COM A BRANCA DE NEVE E CHAPEUZINHO VERMELHO.
         NUM CERTO DIA, TODOS FORAM BRINCAR COM O LOBO BOM NA FLORESTA, ALEGRES E CANTANDO:

 “PELA ESTRADA AFORA
NÓS VAMOS SORRINDO
BRINCAR COM O LOBO
ELE É BONZINHO.”

ENQUANTO BRINCAVAM APARECEU UM PRÍNCIPE QUE SE APAIXONOU POR BRANCA DE NEVE E LOGO RESOLVERAM SE CASAR. ENTÃO BRANCA DE NEVE LIGOU PARA A MAMÃE DIZENDO:
- MAMÃE, MAMÃE, PREPAREM DOCES PARA A FESTA DO MEU CASAMENTO COM O PRÍNCIPE.
LÁ NA CASA DA VOVÓ A MAMÃE E A RAINHA BELA PREPARAVAM DELICIOSOS DOCES PARA A FESTA DO CASAMENTO DE BRANCA DE NEVE.
            ALGUMAS HORAS DEPOIS O CAÇADOR FOI ATRÁS DOS ANÕES, LOBO BOM, CHAPEUZINHO VERMELHO, BRANCA DE NEVE E O PRÍNCIPE NA FLORESTA. ELE CHEGOU DIZENDO:
         - VAMOS PARA A CASA DA VOVÓ, ESTÃO NOS ESPERANDO.
         NO CAMINHO, TODOS FORAM CANTANDO:

 “EU VOU, EU VOU
PRA CASA AGORA EU VOU,
PARA RA TIM BUM, PARA RA TIM BUM...”
“EU VOU, EU VOU
PRA CASA AGORA EU VOU,
PARA RA TIM BUM, PARA RA TIM BUM...”

AO CHEGAREM, BRANCA DE NEVE E O PRÍNCIPE FORAM RECEBIDOS COM UMA DELICIOSA MAÇÃ DO AMOR, E TODOS VIVERAM FELIZES PARA SEMPRE.


Apresentação em salas de aula (2º e 3º ano)

HISTÓRIA: "BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES"
     


    
     

HISTÓRIA COLETIVA : "O CASAMENTO DE BRANCA DE NEVE"
    
    
    


HISTÓRIA: JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO

MÚSICA:

UMA HISTÓRIA
(Palavra Cantada)

EU VOU TE CONTAR UMA HISTÓRIA
AGORA ATENÇÃO
QUE COMEÇA AQUI NO MEIO
DA PALMA DA TUA MÃO.
BEM NO MEIO TEM UMA LINHA
LIGADA AO CORAÇÃO,
QUE SABIA DESSA HISTÓRIA
ANTES MESMO DA CANÇÃO.
DÁ TUA MÃO, DA TUA MÃO,
DÁ TUA MÃO, DÁ TUA MÃO.

- Ler a história: "João e o pé de feijão";
- Segunda versão em áudio da mesma história.

Plantar um feijão em um copinho com algodão úmido.
Durante a semana, acompanhar o crescimento do feijãozinho, levando as crianças a observarem o processo de germinação, bem como a necessidade de água, luz e calor para o crescimento da plantinha.

OBJETIVOS:
- Conhecer o processo e as etapas de germinação das plantas.
- Despertar o interesse pelos cuidados e preservação das plantas para o meio ambiente.


        

    






HISTÓRIA: JOÃO E MARIA

LIVRO DA HISTÓRIA COM DOBRADURAS PARA LER AOS ALUNOS:






RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS COM DOCES...

Objetivos:
- Estimular o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático.
- Resolver situações problemas de adição e subtração através de desenhos e representação algorítmica.

Desenvolvimento metodológico:
- Resolver algumas situações problemas utilizando recursos concretos.
- Como os problemas partirão da história "João e Maria", utilizaremos então: balas, pirulitos de chocolate... para facilitar a compreensão.
- Resolver situações problemas através de desenhos e representação numérica/algorítmica.

Situações-Problemas propostos:

JOÃO E MARIA ADORAM COMER DOCES.

JOÃO TEM 6 PIRULITOS. ELE GANHOU MAIS 4 PIRULITOS DE SUA MÃE. COM QUANTOS PIRULITOS JOÃO FICOU?
  
 R: JOÃO FICOU COM ______ BALAS.

MARIA ADORA BALAS. ELA ENCONTROU NA CASA DA BRUXA 10 BALAS DENTRO DE UMA CESTA. ELA RESOLVEU COMER 3 BALAS. QUANTAS BALAS SOBRARAM NA CESTA?
  
  
R: SOBRARAM _____ BALAS.

ALFABETO MÓVEL - ENVELOPES

     
     

 ATIVIDADE

TRAVA-LÍNGUA: O DOCE

LEITURA - IDENTIFICAR A PALAVRA "DOCE" TODA VEZ QUE APARECER.




PINÓQUIO

ALFABETO MÓVEL - ENVELOPES




GRÁFICO - HISTÓRIA PREFERIDA (1º ANO)


 
 
 
Núcleo Educacional São Bernardo do Campo
1º ano 01
Professora: Lucia Paolyck