sexta-feira, 5 de maio de 2017

“OS QUATRO ESTÁGIOS DE APRENDIZAGEM DE LEITURA”

“OS QUATRO ESTÁGIOS DE APRENDIZAGEM DE LEITURA”

Nesta postagem trago para vocês “Os quatro estágios de aprendizagem de leitura”.


PLANO DE AULA1) Apresentação e sistematização dos 04 estágios de leitura:1.1) Estágio da decodificação;1.2) estágio da compreensão superficial;1.3) estágio das inferências;1.4) estágio da leitura crítica.
1.1) Estágio da decodificaçãoNessa fase, o leitor está preocupado em decodificar os símbolos e letras que se apresentam. Por isso, não há grandes preocupações com o significado das palavras e frases. Corresponderia aos primeiros anos de alfabetização. Normalmente, é o aluno que consegue ler as palavras, porém, com dificuldade e, ao final, não consegue construir sentidos acerca do que leu.
1.2) Estágio da compreensão superficialO aluno já conhece com alguma autonomia o código, porém, a sua leitura ainda é superficial, presa aos sentidos literais mais básicos das palavras e dos textos. Ainda não tem maturidade nem experiência para uma leitura mais proficiente.
1.3) Estágio das inferênciasQuando o aluno chega a essa fase, é capaz de ler com mais independência. Faz inferências, relaciona o texto lido a outros e ao contexto, cria relações intertextuais, ou seja, tem um bom domínio do texto.
1.4) Estágio da leitura críticaO discente que lê com autonomia, é capaz de tecer relações entre os sentidos dos textos e outros com os quais tenha contato. Além disso, consegue posicionar-se criticamente, dar opiniões e até argumentar acerca do lido. É o chamado leitor proficiente: aquele que conseguiu atingir o estágio de Letramento, é o nível de formação ao qual o discente deve chegar ao final da sua formação básica, porém não é a realidade que presenciamos no cotidiano profissional.
EXEMPLOS:O leitor iniciante (a partir dos 06/07 anos): Fase da aprendizagem da leitura, na qual a criança já reconhece, com facilidade, os signos do alfabeto e reconhece a formação das sílabas simples e complexas. A imagem ainda deve predominar sobre o texto (...).
O leitor em processo (a partir dos 08/09 anos): Fase em que a criança já domina com facilidade o mecanismo da leitura (...). Presença das imagens em diálogo com o texto.
O leitor fluente (a partir dos 10/11 anos): Fase de consolidação do domínio da leitura e da compreensão do mundo expresso na livro. A presença das imagens já não se faz necessária assim como a dos adultos. Ainda domina o maravilhoso, o mágico e o fantástico.O leitor crítico (a partir dos 11/13 anos): Fase do total domínio da leitura, da linguagem escrita; fase de desenvolvimento do pensamento reflexivo e crítico. O convívio do leitor crítico com o texto literário deve extrapolar a mera fruição de prazer ou emoção e deve provocá-lo para penetrar no mecanismo da leitura.

BIBLIOGRAFIACOELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil – Teoria + Análise + Didática. São Paulo: Moderna, 2003.KATO, M. O aprendizado da Leitura. São Paulo: Martins Fontes, 1985.SMITH, Frank. Compreendendo a leitura. Uma análise Psicolinguística da leitura e do aprender a ler. 4ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.______, Leitura Significativa. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, p. 09, 13, 118.
EXERCÍCIO PRÁTICOApós estudarem os temas, mote das aulas anteriores, escreva um texto sobre o que mudou na sua forma de entender os conceitos de: Texto, Linguagem, Gêneros textuais e leitura, tanto no contexto escolar quanto na vida prática.
Exponha sua visão anterior e compare com os novos conceitos formados a partir das aulas ministradas.Mencione como esses conceitos podem ajudá-los em sala de aula


Leia mais em: http://www.soescola.com/2017/04/os-quatro-estagios-de-aprendizagem-de-leitura.html#ixzz4gDKvviGx

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Maquetes Aedes aegypti

 No dia 20 de abril os alunos do 3º ano II com a professora Andressa Weillerrealizaram uma exposição de maquetes sobre o mosquito Aedes aegypti transmissor das doenças: Zica, Chikungunya e Dengue. Segundo a professora: "Foram realizadas discussões leituras de folhetos, escrita de ações que não deixam o mosquito se proliferar, todas com o objetivo de conscientizar sobre a importância de evitar que o mosquito nasça e analisar as condições ambientais que contribuem para a disseminação das doenças."







Dia do Exército Brasileiro

No dia 19 de abril comemora-se o dia do exército brasileiro. A data é marcada pela primeira luta dos povos do Brasil contra a dominação holandesa, em 1648. Os indivíduos que treinam e lutam para defender os espaços e direitos de um país são os integrantes dessa corporação. Hoje, dia 20 de abril os alunos do período matutino: 3º ano I, 4º ano I e II e 5º ano I contaram com a palestra do Sargento Lopes, para aprender, conhecer, debater sobre o exército brasileiro.





Dia do Índio

No dia 19 de abril comemoramos o dia do índio, a professora Gisele Gajdeczka junto com o professor Renato Marcondes reuniram as turmas do 2º ano I e 3º ano II para ler o livro: O caminho da sabedoria. As crianças adoraram, e depois fizeram atividades para conhecer a cultura indígena.





























Dia Nacional do Livro Infantil

Você sabia que no dia 18 de abril é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil? A data não foi escolhida ao acaso: trata-se de uma justa homenagem a Monteiro Lobato, escritor que, como poucos, dedicou-se à literatura infantil no Brasil. A turma da professora Gisele Gajdeczka, 2º ano I fez um cartaz: "O objetivo do cartaz foi estimular o gosto pela leitura desde as primeiras idades!", palavras da professora.



terça-feira, 10 de novembro de 2015

Visita UNIGUAÇU - replica quarto de "Anne Frank" Relatados Livro...

Vindo de encontro com uma atividade realizada pela professora Gisele Gajdeczka do 5º ano II, sobre o filme “Escritores da Liberdade”, os alunos fizeram, no dia 10/11, uma visita à faculdade UNIGUAÇU, onde está acontecendo uma exposição sobre o livro “O Diário de Anne Frank”, onde foi criada a réplica de seu quarto, onde ficou escondida por 2 anos na época da II Guerra Mundial.




















 



quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Primeiro Sarau de Poesias 3º Ano Profª Cláudia

No dia 30/09 foi realizado em nossa escola o primeiro Sarau de Poesias pelos alunos do 3º Ano da Professora Cláudia, com o auxilio da professora Ana Paula no ensaio de algumas músicas. Foi um verdadeiro show, todos os alunos participaram de forma brilhante. Sem sombra de dúvidas teremos que repetir este espetáculo. Parabéns aos alunos e professoras.