Nossa História

Após a enchente de 1983, que atingiu várias famílias nas cidades gêmeas de Porto União e União da Vitória, foi criado o bairro São Bernardo do Campo, sendo assim também necessária a criãção de uma escola para atender a população que se instalou nesse novo bairro. As madeiras para a construção das casas foram doadas pelo município de São Bernardo do Campo-SP, de onde se deu origem ao nome do bairro e da escola.

As primeiras atividades escolares tiveram início no dia 20 de fevereiro de 1984, no centro comunitário do bairro, com 69 alunos matriculados, recebendo o nome de Escola Isolada Jardim São Bernardo do Campo.
Com uma nova portaria do governo do estado de Santa Catarina a partir de 20 de fevereiro de 1988 passa a ser chamada Escola Reunida Jardim São Bernardo do Campo, e em 25 de março de 1989 passa a Grupo Escolar São Bernardo do Campo.

Em 1989, ainda no centro comunitário a escola começar a funcionar em periodo matutino e vespertino. em maio de 1990 a escola ganha sua sede própria e deixa de utilizar o centro comunitário.

No ano de 1999, a escola foi municipalizada, e mais salas foram construídas, no ano de 2000 deu-se início a ampliação e reforma da escola. Em 2009 a escola começa novamente uma ampliação, contando hoje com uma média de200 alunos divididos em 11 turmas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

No ano de 2011, a escola começou a contar com o AEE (Atendimento Educacional Especializado), para os alunos com necessidades especiais de aprendizagem, passando também a ter uma sala para uso exclusivo de sua biblioteca. professor com ensino superior para Sala de Informática.

Nesse ano em 2012 tem início as atividades do Projeto Período Integral para 40 alunos, que recebem alimentação, atividades pedagógicas, educação física e aulas de idioma.

A escola também conta com aulas para jovens e adultos, desde a alfabetização até o ensino médio.