terça-feira, 7 de junho de 2011

Projeto Político Pedagógico

Toda  escola possui uma identidade própria, que se constitui sob a influência da sua realidade local e das diretrizes/teorias gerais da educação. Essa identidade nem sempre é explícita ou mesmo, reconhecida na própria escola, que acaba por reduzir sua função ao repasse de conteúdos prontos e acabados, sem relacioná-los com o público ao qual atende. A construção coletiva do Projeto Político-Pedagógico é, justamente, uma possibilidade de reconhecimento dessa identidade, de reflexão e mudança da prática pedagógica.  A comunidade escolar do Núcleo Educacional São Bernardo do Campo iniciou a  reestruturação do seu Projeto Político Pedagógico através de visitas dos professores à algumas casas de alunos. Antes porém, foi entregue aos mesmos  alguns itens orientadores: As visitas devem ser entendidas como um “bate-papo” para nos aproximarmos das famílias, identificarmos os problemas que possam interferir na aprendizagem e buscarmos informações para que tenhamos subsídios a fim de planejarmos maneiras mais eficientes de fazer com que o aluno melhore seu desempenho.
Devemos observar as condições de vida, o acesso à cultura, o relacionamento que pais e filhos têm com o bairro e com a escola e as habilidades e potencialidades das crianças, entre outras coisas. Com os registros em mãos, a equipe aprofundará as discussões para a elaboração do Projeto Politico Pedagógico.
Portanto, o objetivo não é descobrir como a família vive, o que come, etc. Isso não é necessário.  O fundamental é saber como a criança adquire conhecimentos na comunidade para escolher as interferências que transformarão tudo isso em aprendizado.  É importante observar e refletir sobre:
·         A participação de pais e familiares nos afazeres do cotidiano escolar da criança;
·         As condições de moradia que afetam os progressos na aprendizagem, como a falta de local para realização de tarefas.
·         A ausência dos pais no cotidiano das crianças. A pouca orientação para administração do tempo.
 Essa construção será possível ainda por meio das discussões e reuniões  ( a primeira reunião será realizada dia 01/07/2011)que envolverão toda a comunidade escolar focando sempre a melhoria da prática educativa e transformando idéias e concepções em movimentos de ação importantes e fundamentais para o processo de construção e transformação da sociedade.
Confira algumas fotos das visitas realizadas dia 01 de junho e também  algumas fotos das nova moradias que estão sendo contruídas...









0 comentários:

Postar um comentário